PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO – ON-LINE – QUI (19h30) – 06/06 A 25/07/2024

O curso Panorama do Novo Testamento vai nos mostrar como o amor de Deus, o Pai, inseriu Jesus, o Filho, no curso da história. Os evangelhos, o livro de Atos, as cartas e o livro de Apocalipse vão nos mostrar como Deus levantou diferentes tipos de testemunhas para estabelecer sua igreja na Terra e de que forma ela tem sido guiada pelo Espírito Santo. Vamos aprender como as doutrinas foram forjadas no seio da igreja e a partir de que perspectivas elas poderão ser estudadas.

PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO – ON-LINE – QUI (19h30) – 07/03 A 25/04/2024

Os panoramas do Antigo e do Novo Testamento são cursos voltados para ajudar os discípulos de Jesus a manusearem a Palavra de Deus, como Paulo orienta a Timóteo. O objetivo é oferecer um mapa introdutório que ajude o leitor da Bíblia a desenvolver autonomia em seus momentos de estudo, identificando onde procurar que tipo de informação. No curso Panorama do Antigo Testamento, o aluno vai aprender, por exemplo, quais foram os principais eventos da história de Israel e que ligação possuem com a história da salvação. Entenderá por que falamos em profetas maiores e menores e de que maneira Deus fez sua mensagem chegar ao povo. Terá, ainda, sua fé alimentada por meio de um conhecimento que mostrará como Deus tem o controle de toda história.

GÁLATAS – ON-LINE – QUI (19h30) – 08/08 A 03/10/2024

A Carta aos Gálatas é uma convocação para nos despirmos de toda religiosidade e nos revestirmos de espiritualidade. É um chamado a basearmos nossa vida espiritual não em obras, não naquilo que podemos fazer, mas no sacrifício de Cristo. Ensina-nos que a graça não tem preço – não há nada que possamos fazer para recebê-la – e sim valor – custou caro ao nosso Senhor.

É A BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS? – PRESENCIAL – DOM (09h00) – 03/03 A 07/04/2024

O objetivo do curso é caracterizar a Bíblia como Palavra de Deus, respondendo questões honestas sobre ela: a Bíblia é a Palavra de Deus, mas foi escrita por homens? Como ocorreu a inspiração dos autores bíblicos? Qual é a diferença entre as traduções e versões? Por que há diferenças nos livros considerados canônicos? Por que alguns livros são considerados canônicos e outros não?

COSMOVISÃO CRISTÃ – PRESENCIAL – DOM (09h00) – 09/06 A 30/06/2024

O objetivo do curso é caracterizar e aplicar para a vida pessoal o conceito de “cosmovisão cristã”, que diz respeito a capacidade de orientar a vida de acordo com a perspectiva de Cristo e com seu senhorio sobre o mundo. O curso será dividido em 4 aulas, que terão como objetivo reconhecer o trilho “Criação-Queda-Redenção-Glorificação” na história, aplicando a esse trilho as lentes do Evangelho. A intenção do curso é promover novas perspectivas sobre as questões corriqueiras da vida, como a família, a política, a arte, a cultura, a vocação, a partir das lentes de Cristo. Espera-se que os alunos consigam relativizar as categorias “sagrado” e “secular” em função de uma ótica centrada no domínio glorioso de Cristo sobre todas as coisas.

A IGREJA E A MISSÃO – PRESENCIAL – DOM (09h00) – 06/10 A 01/12/2024

A eclesiologia é a matéria da teologia que estuda a Igreja de Cristo, sua natureza, suas funções, seu caráter, sua vocação e seu ministério afim de proporcionar as bases necessárias ao exercício da sua missão. Este curso está voltado para o funcionamento do corpo de Cristo, na perspectiva da visão de honrar ao Rei e da missão de levar seu Reino. Suas lições apontam não só para o que é a igreja, mas principalmente para o que é SER igreja.